20 fevereiro 2015

Thirteen


     Thirteen é um filme de 2003 pouco conhecido ou mesmo pouco reconhecido. 
     Conta a história de Tracy, uma rapariga de 13 anos que vive com a mãe e o irmão, algures na cidade. Tracy era uma aluna brilhante, bem comportada, inocente e ingénua que como muitas adolescentes da actualidade, ansiava por um pouco de popularidade na escola. Ao reparar no quão elogiada era Evie, a rapariga mais popular da escola, Tracy fica desesperada por estar na sua pele e ser sua amiga.
A partir do momento em que se torna amiga de Evie que não era boa companhia, não era uma boa influência, não era uma rapariga estável, muito pelo contrário, Tracy é conduzida para ambientes de roubo, sexo, drogas e auto-mutilação. Todos estes acontecimentos tiveram graves consequências não só para a protagonista como também para a sua família que fez de tudo para a ajudar.
      O método de filmagem, a imagem e o som foram feitos de uma forma que não costumo apreciar, mas, neste não fez diferença até porque atribuiu ao filme um ar mais realista deixando-nos acompanhar a vida da protagonista mais de perto.
     Outro facto interessante é que este filme é parcialmente baseado nas experiências de Nikki Reed (Evie), tendo sido escrito e realizado pela mesma.

     Acho que esta é uma daquelas histórias que, além de ter uma grande carga emocional, reflecte na perfeição a realidade em que vivemos. É triste mas é verdade. Relata o inicio da adolescência, as suas complicações e quão podem ser influenciadas os adolescentes/crianças (sim, porque não considero que uma pessoa de 13 anos seja adolescente). Mostra o quão fracas de espírito são as pessoas, o quanto se importam com o que os outros dizem e, também o facto de fazerem tudo para que sejam aceites pela sociedade. Sempre pensei que uma pessoa só faz o que faz se quiser, que não tem nada a ver com as companhias, que cada um deve ter controlo sobre si próprio, mas pensando melhor, acredito que somos directa ou indirectamente influenciados por quem nos rodeia. Tal como as raparigas roubavam e fumavam para parecerem "fixes", também a juventude o faz , e não acredito que seja por gosto como muitas dizem, mas para se enquadrarem nos grupos que tanto ambicionam. Nunca passei pelo que foi retratado neste filme, sempre me controlei e sempre soube o que era melhor para mim, não dei problemas aos meus pais, não cedi a modas, a ideias, ao típico "és uma medricas" ou "és uma croma se não o fizeres" nem a coisas que só um maior de idade faria.

16 comentários:

  1. Fiquei curiosa, de facto nunca tinha ouvido falar deste filme mas terei de o adicionar à minha lista de filmes para ver

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o filme, mas apesar de ser de 2003 continua bastante atual. Também nunca cedi, por isso não contatei de perto com essa realidade, mas a verdade é que as pessoas com quem nos damos fazem diferença. Temos que pensar pela nossa cabeça e não nos deixarmos influenciar, só que quando se quer impressionar alguém nem sempre isso acontece.

    r: Muito obrigada!
    Um ótimo fim-de-semana também para ti*

    ResponderEliminar
  3. O que as más companhias não fazem. É preciso saber dizer "Não" e muita gente com medo de sofrer represálias não o faz. Não é só em pré-adolescentes, mas mesmo nas nossas idades também (e por acaso lembrei-me das praxes, eu sei que há muitas que não são abusivas, mas há gente também que não consegue dizer não e se ferra.).
    r2: Sim, a parte instrumental está um máximo! r3: Sim, o meu irmão anda a aprender. É mais fácil, não há desafinação como no violino, tens lá os sítios onde meter os dedos...r4: Tu e eu, até ao 10º...Mas depois pronto, foi-se. E sim claro, se fosse como lá, ai jesus xD r5: Eu faria o mesmo, mas é como o outro "faz o que eu digo, não o que eu faço." xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. r: Eu não gosto nada quando me estragam as coisas e ainda menos quando encaram as coisas com leviandade, irrita mesmo. Por isso é que agora vou andar só com uma coisa de cada no estojo, mas mesmo assim pedem na mesma, ou seja, já aconteceu muitas vezes ter de esperar para passar coisas do quadro enquanto alguém usa a minha caneta/lápis e depois se vier estragada ainda pior... Dá-me uns nervos isto...r2: Hm, é assim, eu acho que há praxes boas, para o sítio onde quero ir (Coimbra) dizem que são divertidas e tal, não sou contra as praxes, mas estou a ponderar não ir por causa do tempo gasto lá (e também porque a minha personalidade não se enquadra muito nestas coisas)...Mas pronto, irei ver primeiro. r3: Normal...Estares sempre a pressionar as cordas...O violino magoava os dedos, pulso, braço...Enfim xD r4: Enerva porquê?xd

      Eliminar
  4. Fiquei curiosa em ver o filme, parece-me bom!
    Tal e qual! Eu já fui viste como a crominha da turma no básico...certas coisas que diziam magoavam, mas não me deixei influenciar e continuei a ser como sempre fui! :)
    R: Eu gosto muito de praticar exercícios destes. Sinto mesmo que estou a trabalhar os músculos!
    Beijinhos, Cátia

    ResponderEliminar
  5. Nossa, deve ser bem 'forte' esse filme, nunca assisti. Infelizmente existente pessoas que só estão aqui para tentar desviar nossos caminhos, e não é apenas em filmes, é a nossa grande realidade.

    http://faalamesmo.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia.
    A verdade é que hoje então quão frágil é essa idade. Vemos de tudo, passamos por imenso e depende de nós viver ou sobreviver, sermos nós ou deixarmos ser, quem os outros querem

    Beijinhooos

    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já ouvi falar desse filme mas nunca vi...

    ResponderEliminar
  8. Hummmm parece-me interessante! =)

    Beijinhos e bom fim-de-semana.

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Já tinha ouvido falar do filme, mas nunca vi :))

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que já vi o filme mas mesmo assim vou pesquisar sobre ele :)

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia mas estou bastante interessada em ver :)

    ResponderEliminar
  12. Eu vi esse filme há uns anos, quando estava no secundário. Vi-o em Inglês, o que foi bom porque a minha prof é super atenta aos pormenores e chamava-nos à atenção. É sem dúvida um filme muito bom

    ResponderEliminar