07 setembro 2015

Shadow of a Doubt | University Residence


       Consegui entrar no curso que queria, na universidade que queria. Agora o que mais me preocupa é o alojamento. Eu sei que disse que ia dividir com uma amiga, mas não dá, fica muito caro e torna-se difícil para a minha família. Comecei a pesquisar e cheguei a ponderar pagar a renda de um quarto dividido com outros estudantes ou com uma família, no entanto, cheguei à conclusão de que a melhor opção seria candidatar-me a uma residência universitária. Fica mesmo ao lado da universidade, as despesas estão incluídas no montante a pagar por mês (acho eu?! Gostaria que me tirassem esta dúvida se souberem), tenho direito a serviços que não teria se fosse para outro sítio, socializo mais rapidamente... compensa, pelo menos, espero eu! Ainda não me candidatei, só depois de fazer a matrícula. O que eu queria é que vocês que moram ou moraram numa me falassem da sua experiência (tenho um amigo que diz que não gostou nada, e vocês?), o que gostaram, o que não gostaram, o que me/nos (a quem ler os vossos comentários) aconselham?

23 comentários:

  1. Fala com a Ju do Naïve (: ela com certeza conseguirá esclarecer-te em muitas coisas (:

    ResponderEliminar
  2. PARABÉNS, J.! :D
    Normalmente, o preço da residência já é o total, com despesas incluídas!
    Eu estive na residência universitária, como já te disse, e gostei muito. Provavelmente vais dividir quarto com alguém e só tens mesmo de ter sorte com essa pessoa. Encontrei pessoas fantásticas e até tive muita sorte na colega de quarto que me calhou! Mas, claro que nem tudo é bom... havia pessoas no meu piso que faziam muito barulho à noite, e isso incomoda um pouco. Mas isso já são coisas que depende das pessoas, não das próprias residências. Eu não tenho queixas.
    Não sei se já ouviste falar, mas há uma bolsa de estudo a que te podes candidatar (até ao fim de setembro, acho?) para te ajudar a pagar as despesas. Caso tenhas direito, pagas menos dinheiro por mês (pelo menos é assim que acontece nas RU da faculdade que frequento, tenho quase a certeza que é em todo o lado) :)

    ResponderEliminar
  3. Boa, muitos parabéns!!! Que tenhas muito sucesso :D Em relação ao alojamento não te consigo ajudar...:/

    ResponderEliminar
  4. Vou ficar atenta a este post, tenho as mesmas dúvidas que tu! :)

    ResponderEliminar
  5. Primeiro que tudo, muitos parabéeens :D
    Não posso falar por experiência própria, mas por aquilo que fui percebendo das pessoas que conheço e que vivem na residência compensa, porque o preço por mês não é alto e depois as despesas estão praticamente todas incluídas (só falta mesmo a alimentação). Não sei como funciona aí, apesar de achar que as diferenças que possam existir não sejam muito grandes, mas acho que é uma excelente opção para quem procura alojamento.

    r: Muito obrigada *.*
    Mel com açúcar dá um excelente esfoliante labial :)

    ResponderEliminar
  6. Eu não tenho experiência em residências, mas acho que cada residência é diferente e a tua experiência vai ser certamente única! Boa sorte :D

    ResponderEliminar
  7. Um amigo meu vai para uma este ano...Vamos lá ver como lhe corre. Eu ponderei isso, mas para além de darem prioridade às pessoas da bolsa, não sei se me daria bem com tanta gente...Mas é uma boa opção e economizas!

    ResponderEliminar
  8. Não posso comentar nada sobre isso porque só tenho 15 e não sei nada sobre isso, mas boa sorte para o primeiro ano de universidade para a arranjares alojamento ;)

    ResponderEliminar
  9. Também fiquei colocada longe de casa e também estou com esse problema...Ficaste onde ?

    ResponderEliminar
  10. não te posso ajudar, este ano estou a fazer um pausa nos estudos.
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Não te posso ajudar, sempre estive em casa durante os anos da faculdade...
    Boa sorte!


    Bjxxx

    ResponderEliminar
  12. Espero que consigas ter resposta a essas perguntas e que tudo corra pelo melhor e te ambientes bem

    ResponderEliminar
  13. Muitos Parabéns !!
    Olha eu nunca estive numa residência visto que também sou caloira este ano :p
    Mas tenho uma prima e um conhecido que sim estiveram numa e gostaram bastante de experiência, pelo facto dos serviços, do preço e da convivência serem favoráveis !!!
    Aposta nisso este ano, também se vês que não gostas não sei se podes desistir e ir para outro sítio mas senão é só um ano e para o próximo já alugas um quarto ....

    Muito boa sorte !!!
    Beijinhos

    http://gossipmagazine2000.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Acho que uma residência universitária é uma boa opção tanto a nível de custos como de convívio. Acaba por ser uma boa forma de aproveitares ao máximo esta nova fase :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Parabéns por teres entrado no curso que querias e na universidade :)

    ResponderEliminar
  16. Parabéns por teres conseguido querida.
    Infelizmente não te posso ajudar muito nisso porque nunca estive numa situação parecida, desculpa.

    ResponderEliminar
  17. Eu infelizmente não te sei dizer pois nunca fiquei alojada numa residência, mas tenho colegas que estiveram e adoraram. Acho que acaba por depender da residência. Tenho a certeza que podes lá fazer uma visita para ver o ambiente e tal, tenta informar-te um bocadinho mais acerca dela. Espero que corra tudo bem!
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  18. Conheço uma miúda da minha turma que vive na residência da universidade. Isso de estar incluída nas despesas universitárias, não tenho a certeza, mas acho que está.
    A rapariga gosta muito e eu fui lá fazer um trabalho e gostei bastante do que vi, inclusive do ambiente.
    No entanto, se for como na minha uni, os alunos com direito a bolsa tem prioridade ...

    ResponderEliminar
  19. Congratulations on getting into the university you wanted. I think living in university accommodation is a lot better, as everyone is in the same position and I think it is a lot easier to make friends that way. It's always a bit scary, but being able to share that experience is what makes you great friends. I lived on my own in a flat away from the university and it felt quite lonely and I didn't really feel like I had the same experience as all my friends had :) xx

    ResponderEliminar
  20. Parabéns, estou a ver que vais para o Porto! :D Aproveita bem!
    Em relação ao outro assunto... Para que residência estás a pensar ir? ( : Eu estou numa RU e gosto bastante. Tenho a sorte de ter um quarto e uma casa-de-banho só para mim. Pessoalmente, nunca tive grandes problemas - excetuando o facto de por vezes roubarem iogurtes ou outros alimentos, mas não é muito frequente e eu arranjei uma mala térmica com um cadeado a fim de o evitar. De qualquer forma, a tua experiência pode ser completamente diferente (mas as coisas também podem correr mal quando partilhas casa, por isso...).
    Beijinho*

    ResponderEliminar
  21. No embalo da tua fina


    Às vezes é preciso acordar o silêncio da memória
    Ou esperar pelo adormecimento inadiável
    Com o gesto sereno e demorado da ternura
    Com o acordar do amor rompendo o improvável

    Passei para te desejar um radioso fim de semana

    Doce beijo

    ResponderEliminar
  22. R: Não gostei da Jayme Rios tanto como gosto daquela em que estou atualmente porque tinha de partilhar quarto e casa-de-banho, a cozinha era comum para todos os residentes... Muita sorte nesta nova etapa querida! ( :

    ResponderEliminar