25 dezembro 2014

My dear Christmas eve

 O meu natal não é algo de outro mundo nem contém a metade da “magia” que continha no passado (muito pelo contrário).
 Os meus tios e primo vêm cá e festejámo-lo todos juntos. Da sua terra trouxeram algo que se tornou tradição para nós – A “Queimada”. Em tempos anteriores, não faltavam correrias e brincadeiras, nem muito menos a extrema ansiedade em abrir os presentes (contava sempre as horas e minutos que faltavam para aquele tão esperado momento), agora?! Bem...é muito diferente. Resumindo, este dia nunca mais teve a essência, a alegria, a diversão que possuiu em anos, mas apesar de tudo continuo a gostar desta data especial devido á companhia em família que é algo que eu adoro e sempre adorei.

 (Curiosidade)  Queimada:

Ingredientes
Aguardente de bagaço; Açúcar; Banana, casca de laranja/ limão; grãos de café; (as frutas são opcionais, acho).
Preparação
- Num pote de barro (como na imagem), deita-se a aguardente e o açúcar (120g/L mais ou menos) e mexem-se ambos os ingredientes.  
- Adiciona-se café, laranja ou limão, e banana (opcional), e mexe-se tudo de novo.  
- Na concha com a que se serve colhe-se, à parte, uma pequena quantidade de queimada, sem frutos nem café, molham-se os bordos da concha com a bebida e ateia-se fogo. 
- Enquanto arde, mete-se a concha no recipiente grande até o fogo se estender por toda a superfície. A seguir, mexe-se devagar, deixando que as chamas do álcool subam. Mexe-se até este se esgotar quase todo, fazendo com que a queimada se apague por si só, à exceção dos bordos, que normalmente não se apagam.  
- Depois é só servir.
Aqui em casa, todo este procedimento se torna bastante divertido pelo que se tornou um dos momentos mais esperados da noite.

E vocês, também têm "tradições"?

Sem comentários:

Enviar um comentário