04 janeiro 2015

El tiempo entre costuras


Este foi o último livro que li, e logo entrou para a minha pequena lista de favoritos. Depois de começar a lê-lo, é impossível de largar ou de se aborrecer. A verdade é que me apaixonei por ele desde o primeiro momento, desde o primeiro capítulo, desde a primeira frase. “O tempo entre costuras” é um romance, um drama, uma história de guerra e de glamour em que cada página nos torna cada vez mais adictos á sua leitura e nos provoca diversas sensações e sentimentos.
São pouco mais que 600 páginas, páginas que abordam essencialmente a história de uma jovem modista e os horrores de duas guerras intermináveis.
Tudo se passa em torno dessa jovem, Sira Quiroga. É costureira, tendo aprendido tal arte com a sua mãe e respectiva patroa. Antes de deflagrar a Guerra Civil Espanhola, a dona do ateliê viu-se obrigada a encerrar o estabelecimento, e desde então a vida de Sira tornou-se num enorme desafio, até conhecer alguém. Aí, passa de uma vida estável, tranquila, em que tudo corria instantaneamente, para uma vida completamente diferente, acabando por enfrentar mais problemas do que aquilo que poderia alguma vez imaginar. Sira era uma pessoa muito dependente dos outros, e quando se viu “sozinha no mundo” teve de arranjar múltiplas estratégias para sobreviver.

Madrid, Tanger (Marrocos) e Lisboa são cenários abordados na história.

Tenho medo de dizer mais do que devia e estragar a história,  por isso vou-me deixar por aqui.

“ O tempo entre costuras” de María Dueñas, proporcionou-me deliciosos momentos de leitura, fortes emoções, conhecimento de factos relacionados com a guerra, e muito mais !


Recomendo a sua leitura.

Ver livro aqui.

Alguém já o leu? Vão ler?

3 comentários:

  1. Fiquei super curiosa... como amante de livros que sou, acho que vou adicionar este à lista de próximos a comprar.
    Obrigada pela sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia o livro e curiosamente, não conhecia ninguém que lesse um livro espanhol :) Gostei

    ResponderEliminar