20 janeiro 2015

So, my future...

          
           Na semana passada inscrevi-me na psicóloga da escola, não para problemas íntimos mas para me ajudar a orientar naquilo que quero seguir e exercer num futuro próximo. Ela deu-me alguns documentos/testes para eu preencher, relativos ao que eu gosto, a partir dos quais são criados uns gráficos, umas estimativas que indicam aquilo para o qual supostamente tenho ou não vocação. Felizmente, os resultados são mais ou menos aquilo que esperava: Artes e Ciências. Estou em ciências e tecnologias, e gostaria de seguir algo dentro da área de saúde, aquilo que os resultados demonstraram foram sempre áreas ligadas ás artes, serviços, comunicações e ciências de nível superior. Como é óbvio, não me vou guiar única e exclusivamente por uns simples documentos, além disso foi a minha primeira consulta. 
          Hoje voltei e acabei de chegar a casa. Vou começar a pesquisar, e ver aquilo que realmente gosto e vale a pena na minha área. Por enquanto, estou a pensar em ciências forenses, ou acupunctura (antes queria pediatria, mas cheguei ao 10ºano e desisti logo da ideia - acho que conseguem perceber o porquê), ou até fisioterapia. Espero conseguir decidir rápido aquilo que pretendo fazer e onde o pretendo fazer, pois assim será muito mais fácil organizar as minhas coisas!

           Agora tenho de preencher mais um par de documentos que ela me entregou, e tenho de estudar para química urgentemente!

            O que é que vocês pretendem seguir? Relativamente ao que seguiram, gostaram? 
             

8 comentários:

  1. eu já passei essa fase e na altura tb fui seguida na psicologa com isso porque não fazia ideia do que queria

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto imenso de escrita fotografia e moda, adorava seguir ciências da comunicação e vir a ser jornalista de viagens/moda. Espero que decidas o que é melhor para ti!

    ResponderEliminar
  3. Também fiz alguns testes desses e até estavam no caminho certo :)

    ResponderEliminar
  4. Sempre tive o sonho de seguir Direito, mas acho que também vou à psicologa da escola para ela me ajudar a abrir um leque de opções sem ser apenas e exclusivamente Direito.

    R: Obrigada!

    ResponderEliminar
  5. Acho que nos cinemas saiu ainda no fim de 2014

    ResponderEliminar
  6. É assim mesmo! Eu sempre soube o que quis, nunca tive dúvidas. Mas é raro; estarmos indecisos é perfeitamente normal :)

    ResponderEliminar
  7. Tenho o mesmo drama que tu :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Não cheguei a fazer esses testes para escolher a área no secundário nem para decidir a área para que tinha mais jeito para entrar na faculdade. A experiência que tenho com a psicóloga da escola onde andei não é muito boa, sempre que tínhamos algum problema ou dúvida, dizia que talvez devessemos estar descontentes com o nosso percurso e ir para o ensino profissional. Nada contra esse ensino, de todo, mas se estava em ciências e os meus problemas prendiam-se com a adaptação a uma escola nova, porquê mudar de curso?
    Não sei como funcionam esses testes nem como é calculado o seu resultado, mas acho que no fundo toda a gente sabe para o que tem mais jeito, ou pelo menos, para aquilo que não gostava de fazer, de todo. De qualquer maneira, sempre é um ponto de partida. :)

    ResponderEliminar