30 julho 2015

Shadow of a doubt | University

     
      Tal como referi no post anterior, já fiz minha candidatura com apenas duas opções de Universidades, Porto e Minho (são as que me dão mais jeito a nível financeiro). No entanto, agora que tudo está feito e, supostamente, decidido, uma enorme sombra de dúvidas me vem invadido a mente, não só em relação aos cursos como também à localização das Universidades. Passo a explicar... Se eu fosse para o Porto, provavelmente teria com quem dividir alojamento e assim as despesas seriam menores. Além disso, acho que gosto mais daquela zona, daquela região do que de Braga e, também, sei que se seguir Biologia no Porto, poderei fazer mestrado em Ciências Forenses.
      Por outro lado, se eu fosse para Braga, teria uma enorme e linda biblioteca junto da Universidade (que não tenho no Porto), além disso é uma universidade muito conceituada sobretudo na área da investigação, quanto ao alojamento não sei se teria ou não com quem dividir e também não sei se posso seguir Ciências Forenses com o curso de Biologia Aplicada (estive a pesquisar e não encontro nada que me diga que isso seja possível na do Minho) Preciso da vossa ajuda! O que fariam?
       Se frequentarem alguma das universidades abaixo, poderiam, por favor, falar um pouquinho dela, da vossa experiência? 

Escola de ciências da Universidade do Minho 
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto
Faculdade de Direito da Universidade do Porto.

 (Criei esta rubrica para tirar algumas dúvidas e para que as pessoas também se possam esclarecer ao ler os vossos comentários, obrigada pela vossa ajuda meus amores!)

15 comentários:

  1. Porque não ligas para a Universidade do Minho e perguntas sobre a questão do mestrado?

    ResponderEliminar
  2. Isso arranjas sempre com quem dividir casa em qualquer caso, podem não ser amigos mas pronto, tudo se arranja!

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou dessa zona mas já ouvi falar muito bem dessas universidades em questão. É uma rubrica bastante interessante e que pode ajudar bastante (:

    ResponderEliminar
  4. Não frequento nenhuma dessas universidades, desculpa! Mas posso dizer que conheço pessoas na UP que não gostam muito da FCUP porque é demasiada gente, e há mais complicação nas aulas. No entanto, não sei como é! Apenas são coisas que me dizem! Apenas. Conheço também pessoas na UM (a UTAD está muuuuito ligada à UM) e sei que é uma boa universidade. Assim como a UTAD, a UM também aposta muito na investigação e nas atividades para alunos. Atividades que te dão certificados que poderás usar no teu currículo, por exemplo. Ou até atividades mais práticas.
    Em relação ao mestrado em Ciências Forenses... podes tirar, independentemente da universidade que frequentes. Podes licenciar-te no Algarve (por exemplo) e fazer mestrado no Porto! Sem qualquer problema. Em relação à pergunta que me fizeste (se será melhor Biologia ou Biologia Aplicada para tirares o mestrado), eu apostaria na Biologia. Precisamente porque é mais geral. E depois o mestrado dá-te a especificação que precisas/queres. No entanto, Biologia Aplicada não é assim muuuito diferente de Biologia. Mas sei que com Biologia entras em praticamente todos os mestrados da área de Ciências (ou até mesmo alguns da área da Saúde) que possas vir a querer. Com Biologia Aplicada deve ser mais ou menos o mesmo :)

    ResponderEliminar
  5. Se fosse a mim estaria como tu! No Porto tinha com quem dividir casa (cerca de 4 rapazes, dos quais só conheço 2 e falo com 1). Não sei como ajudar, desculpa! :(

    ResponderEliminar
  6. Sou suspeita, porque o meu coração está no Porto. Sou de perto (Gaia) e sempre quis estudar na Ese, por isso quando concorri à faculdade não tive dúvidas (mas preenchi todas as hipóteses que tinha). Apesar disso, compreendo bem as tuas dúvidas, porque ambas têm prós e ambas têm contras. Contudo, tendo em conta que no Porto, provavelmente, tens com quem dividir alojamento, gostas mais da zona e sabes que podes seguir uma área que te fascina, o mais certo era preferir ficar no Porto.
    Quanto às universidades, não consigo ajudar :/

    r: Ora essa, não tens que agradecer, no que puder ajudar tenho todo o gosto :)

    ResponderEliminar
  7. Gostava de te poder ajudar mas não posso :s estudei na minha cidade e nada relacionado com ciências nem com nenhuma dessas faculdades.

    ResponderEliminar
  8. Eu ia para a do Porto sempre ouvi falar muito bem dela e no Porto tem bibliotecas muito boas :)

    ResponderEliminar
  9. Não te posso dar nenhuma informação delas, mas seja o que escolheres, que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
  10. Bem, nada de impede de vir ao Porto tirar o mestrado, ou o mestrado já faz parte do curso? Do que conheço ambas são boas faculdades, e muito conceituadas. Não estudei em Braga mas de certeza que também dividem alojamento :p

    ResponderEliminar
  11. Sou suspeita, mas se fosse eu ia para o Porto, vais adorar! :)

    ResponderEliminar
  12. bem, sinceramente não sei o que faria se estivesse no teu lugar... eu estudei em Lisboa, pelo que não sei nada sobre essas universidades.. beijinho querida :)

    ResponderEliminar
  13. Não conheço nenhuma das faculdades, visto que sou de Lisboa e por aqui estudei, mas acho que na questão da residência não precisas de te preocupar. Normalmente as faculdades oferecem alojamento a alunos deslocados. É necessária uma inscrição mas se conseguires vaga normalmente os valores são bastante acessíveis!

    Boa sorte :)

    ResponderEliminar
  14. Também deve haver atividades que te darão certificados para o currículo, só que nunca ouvi falar de nenhuma alem daquelas que houve na minha faculdade. Mas, por exemplo, conheces o ENEB? Encontro Nacional de Estudantes de Biologia. Acontece uma vez por ano, em diferentes cidades (este ano foi em Braga, por exemplo). E os alunos de Biologia podem ir a esse encontro (com um determinado preço) com alojamento e deslocações pagas. O que é ótimo para o currículo. Mas deves ouvir falar disso mais tarde, recomendo muito a ir.
    Em relação a alojamento. Não deves preocupar-te tanto com isso. Eu andei toda preocupada e em menos de um dia (numas horas) encontrei alojamento. Tens as residências universitárias (foi onde eu fiquei) e tens muitos quartos pela cidade. Se optares pelas residências aconselho-te a informares-te sobre isso e a tratar da tua candidatura para lá (quando souberes para onde queres ir, claro!) porque depois pode encher. Mas bem, eu arranjei logo lugar e só fui na 2ª fase. Não te preocupes, arranjas sempre alguém com quem dividir o quarto/casa (se não quiseres as RU). Pode não ser tua amiga, mas provavelmente encontras pessoas espetaculares e fazes novas amizades. Ah, e vais ver que há imensos anúncios para alugar x quarto ou y casa, todos espalhados pelas zonas da faculdade, e muitos deles a preços bem acessíveis :)

    ResponderEliminar
  15. Eu também estou a enfrentar esse dilema, não sei para qual vá, para a do Porto ou Minho. Mas provavelmente vou optar pela do Porto, porque é a mais conceituada do mais! :)

    ResponderEliminar